"Ao início da tarde do passado sábado, dia 20, foi dado o alerta. Perto do campo de futebol de Ervões, um popular avistou o que se pode chamar de cadáver, ou restos de cadáver, e também restos de uma caçadeira. Diz-se restos dado o elevado estado de degradação.
As certezas são apenas de que o material encontrado é de uma caçadeira e de que o cadáver é humano. Mais pormenores poderão ser apenas confirmados pelas autoridades. Depois de ter estado no local a GNR do Posto de Valpaços, foi chamada ao local a Polícia Judiciária, a quem está entregue o caso."
"Porto, 24 fev (Lusa) -- A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um homem suspeito de abuso sexual de uma menor de 14 anos, praticado esta semana na zona da Maia."
"Um homem de 73 anos confessou ontem ao colectivo de juízes do Tribunal de Santa Comba Dão ter assassinado à machadada uma mulher, de 33, com quem teve um relacionamento íntimo.
"Perdi a cabeça e fui direito a ela", desabafou, ontem em tribunal, Vítor Cardoso, que se mostrou "muito arrependido" por ter cometido o crime na madrugada do dia 20 de Maio de 2010, na residência da vítima, Martine Gomes.
O arguido está indiciado por um crime de homicídio qualificado e um crime de homicídio na forma tentada, de que foi vítima um homem que naquela noite estava a dormir na casa da vítima mortal."
Para quem gosta de ler, dexamos aqui esta sugestão, novamente referente á criminalidade.
Boa leitura!
Autor: Jed Rubenfeld Edotora:Bertrand Editora
Sinopse
Em 1909, o célebre psicanalista vienense Siegmund Freud desembarca em Nova Iorque. Ao mesmo tempo, num sumptuoso apartamento na cidade, uma jovem é encontrada enforcada num lustre. No dia seguinte, uma outra beldade, Nora Acton, consegue escapar ao assassino, mas a histeria que desenvolve não lhe permite recordar-se do sucedido. O doutor Younger, o mais eminente psicanalista freudiano dos Estados Unidos, irá analisá-la sob a orientação do Mestre, e a pouco e pouco a complexa história familiar da rapariga vai sendo revelada. Dos salões de Gramercy Park aos becos secretos de Chinatown, a investigação do crime desenrola-se em paralelo com as emocionantes descobertas de Younger e com a misteriosa conspiração urdida para destruir a reputação de Freud.
"Um rapaz americano de 16 anos terá confessado que matou a mãe de forma brutal porque ela lhe tirou a PlayStation na sequência de uma discussão.
Segundo o jornal "New York Daily News", Kendall Anderson, de 16 anos, terá batido pelo menos 20 vezes com um martelo na mãe, Rashida Anderson, de 37 anos, porque depois de uma longa discussão esta decidiu tirar-lhe a consola de jogos PlayStation. O jovem terá confessado à polícia que demorou três horas a decidir se deveria ou não matar a mãe."
"A aguardar julgamento em liberdade por raptar e abusar de uma menor, o predador sexual não parou com a actividade criminosa. Entre Novembro do ano passado e Janeiro, abusou novamente de duas meninas, de 11 e 13 anos, junto à Escola EB 2,3 de Vila Franca de Xira. Foi denunciado e anteontem detido pela Polícia Judiciária de Lisboa."
"A PJ anunciou a detenção de dois homens em Lisboa por, na quinta-feira, terem tentado assaltar uma residência e disparado contra os locatários que se encontravam no interior, após estes se recusarem a abrir a porta."
"Um homem que espancou a própria mulher e matou o sogro a tiro, em Quebradas, Azambuja, começa hoje a ser julgado no Tribunal do Cartaxo. António Inácio, de 48 anos, está acusado de um crime de homicídio qualificado, um de violência doméstica e outro de detenção de arma proibida."
"A Polícia Judiciária suspeita que houve crime no caso do cadáver que ontem de manhã foi encontrado na freguesia da Arrentela, concelho do Seixal.
O corpo, inicialmente dado como sendo de um rapaz de aproximadamente 16 anos, foi encontrado ao início da manhã numa propriedade privada, estendido no meio de uma estrada junto a um complexo de prédios com três andares ainda em construção. Mais tarde, fonte da PJ disse ao PÚBLICO que afinal o corpo pertencia a um homem com 25 a 30 anos, que já tinha sido identificado e que só deveria ser autopsiado hoje."
"Todos os anos, estima-se que pelo menos 16 mil pessoas são vítimas de abusos sexuais dentro do Exército norte-americano. Os crimes têm sido escondidos de forma sistemática. Agora, um grupo de mulheres-soldado apresentou uma queixa em tribunal a exigir responsabilidades do Pentágono."
Mais uma sugestão, este filme em particular é excelente, tem principal incidência no mundo da máfia. Conta com a participação de Naomi Watts e Viggo Mortensen, dois excelentes actores.
Sinopse
Anna (Naomi Watts) é uma parteira que trabalha num hospital de Londres. Um dia testemunha a morte de uma jovem, durante um parto realizado em pleno Natal. Decide então dar a notícia do seu falecimento pessoalmente, o que a faz pesquisar sobre sua identidade e família. A busca acaba por coloca-la em contacto com o lucrativo tráfico do sexo, comandado por uma organização criminosa da Rússia. Logo Anna conhece Nikolai (Viggo Mortensen), um homem violento e misterioso que é mais do que aparenta.
"Um adolescente foi encontrado morto esta quinta-feira de manhã junto a uns prédios em construção, na Quinta de S. João, na Arrentela, Seixal.
Os bombeiros foram alertados para uma eventual queda, mas quando chegaram ao local, na Rua Mário Ramalheiro Oliveira, depararam-se com o corpo do rapaz, de 16 anos, já sem vida."
"O esquadrão da morte formado por polícias do estado brasileiro de Goiás matou pelo menos 40 pessoas, muitas delas mulheres e crianças sem ligação ao mundo do crime.
O grupo, do qual faziam parte vários oficiais superiores, incluindo o sub-comandante, coronel Carlos Cézar Macário, matava pessoas para esconder excessos em abordagens policiais, para amedrontar uma determinada região, ou por pura diversão. Em vários crimes, ocorridos em Goiânia, a capital do estado, e cidades próximas, os agentes agiram fardados, durante o serviço, e usaram carros da corporação para se desfazerem dos corpos das vítimas."
"O arguido no caso do homicídio de umjovem estudante em Vila Praia de Âncora, Caminha, no final de uma festa de aniversário, confessou hoje a autoria das facadas mortais mas garantiu que não teve intenção de matar.
Atualmente com 21 anos, o arguido manifestou-se "profundamente arrependido" e alegou que os factos aconteceram depois de uma longa noite de copos, que durou desde as 22:00 até depois das 03:00.
"Não sabia o que estava a fazer", confessou.
Disse ainda que desferiu as facadas depois de, na sequência de uma discussão por causa do alegado furto de um telemóvel e de um perfume da namorada no apartamento onde decorreu a festa, a vítima o ter agarrado pelo pescoço."
Deixamos aqui a nossa primeira sugestão literária. Um excelente livro, vale a pena ler.
Autor: Agatha Christie
Editora: Edições ASA
Detalhes
Pouco depois das doze batidas da meia-noite, um nevão obriga o Expresso do Oriente a parar. Para aquela época do ano, o luxuoso comboio está surpreendentemente cheio de passageiros. A manhã seguinte vai começar da pior maneira. Embora o nevão tivesse isolado o comboio, impedindo quaisquer movimentações, um dos passageiros foi assassinado durante a noite. Poirot aceita o caso, aparentemente fácil, que acaba por se revelar um dos mais espantosos de toda a sua carreira. É que existem inúmeras pistas e outros tantos suspeitos, sendo que todos eles estão circunscritos ao universo dos passageiros da carruagem. Para mais, o morto é reconhecido como sendo o autor de um dos crimes mais hediondos do século. Com a tensão a aumentar perigosamente, Poirot acaba por esclarecer o caso… de uma maneira a todos os títulos surpreendente!
"As cadeias da Venezuela são as mais violentas da América Latina, afirmou, em Caracas, o director do Observatório Venezuelano de Prisões, Humberto Prado. A Venezuela está acima da Colômbia, do Brasil e do México, que, juntos, somaram 89 assassinados em 2010, enquanto que na Venezuela morreram mais de 400 reclusos. Na Venezuela existem mais de 48 mil cidadãos presos dos quais apenas 12 mil foram julgados."
"Sónia Viegas não foi capaz de perdoar o noivo, Luís Neves, e matou-o com um tiro na cabeça em Abril do ano passado.
Segundo o "Correio da Manhã", Sónia Viegas, com a ajuda de um amigo, Paulo Silva, abandonou o cadáver na serra da Arrábida, Setúbal. O inspector-chefe Telmo Sequeira, da Polícia Judiciária, disse que a mulher, agora com 37 anos, foi desde o primeiro momento a suspeita principal. A pistola nunca foi encontrada."
Outra sugestão cinematográfica relacionada com o nosso tema Investigação Criminal. Trata-se de um óptimo filme com uma nota de 6.1 no IMDb. Conta com a participação de três excelentes actores James Caviezel, Morgan Freeman e Ashley Judd.
Sinopse
Judd interpreta Claire Kublik, uma advogada sensual e inteligente, que vê todo o seu mundo ruir, quando o FBI acusa o marido Tom (Jim Caviezel) de ter participado quinze anos antes no assassinato de civis inocentes, durante uma operação secreta do exército. Ajudada por um perspicaz advogado ex-militar (Freeman), Claire luta para limpar o nome de Tom, mas aproxima-se demasiado de expor uma operação secreta, encoberta pelo governo. Agora ela tem de arriscar a carreira e talvez a própria vida para descobrir a verdade.
"Lara Logan, correspondente da CBS e repórter do programa "60 Minutes", foi alvo de uma agressão sexual brutal, no Egipto, durante as celebrações da demissão do ditador, Hosni Mubarak. A jornalista encontra-se internada num hospital dos EUA.
Logan ficou separada da equipa. Rodearam-na e foi vítima de uma pancada e de uma longa e brutal agressão sexual, até que um grupo de mulheres e cerca de 20 soldados egípcios a salvaram."
" Um assassino australiano condenado que estava na lista dos mais procurados, esteve 15 anos a trabalhar num hospital.
Luke Andrew Hunter foi finalmente recapturado no fim de semana passado. Mas estão a levantar-se muitas questões sobre como é que é possível que tenha conseguido trabalhar directamente com os utentes de um hospital público."
"Há três anos, Maria Dias atropelou três pessoas e duas mulheres morreram. Agora, o Tribunal da Relação de Lisboa suspendeu a pena de três meses de prisão efectiva."
"Um jovem de 17 anos hoje esfaqueado por um colega na escola Martinho Árias, em Soure, Coimbra, sofreu quatro ferimentos, aparentemente pouco profundos e foi transportado ao hospital pediátrico de Coimbra, disse fonte dos bombeiros."
"Dez militares da GNR foram expulsos da instituição devido a processos-crime que lhe foram instaurados. Desde 2009, já abandonaram a GNR 39 elementos que desrespeitaram a farda e o regulamento de disciplina."
" Um jovem de 23 anos foi detido pela polícia nova-iorquina depois de 28 horas em fuga, em que fez mais vítimas. Tudo porque o padrasto não lhe emprestou o carro.
A caça ao homem pelas ruas de Nova Iorque durou 28 horas até que as forças policiais receberam uma dica de que o jovem estaria no metro a caminho da estação de Times Square. Souberam depois que mais um homem fora esfaqueado numa carruagem do metro em Manhattan, com a polícia a suspeitar que Gelman seja o culpado."
"Ao longo das primeiras seis semanas de 2011 as autoridades venezuelanas detiveram 2.376 pessoas por alegado tráfico de droga, segundo dados divulgados pela Oficina Nacional Anti-drogas (ONA)."
Mais uma sugestão,para quem tiver algum tempinho, é um filme com uma excelente qualidade assinado por Christopher Nolan.
Sinopse
Leonard tem como único objectivo apanhar e punir o homem que violou e matou a sua mulher, mas está limitado por uma estranha incapacidade de formar memórias recentes devido ao violento ataque que sofreu naquele momento. Alguém que tenha conhecido, ou qualquer coisa que tenha feito depois, simplesmente desaparece da sua memória. Mas isso não o impede de continuar, utilizando o seu próprio corpo como bloco de notas onde várias tatuagens o ajudam a relembrar as várias peças do puzzle que vai reconstruindo.
"Em Vila Verde da Raia, Chaves, o ambiente era de consternação e nos cafés da aldeia todos criticavam Carlos Teixeira, de 42 anos, pela forma cruel como matou o pai, Amilcar Gonçalves, de 72, a golpes de foice e fingiu que actuou em legítima defesa. No entanto, as diligências efectuadas pela Judiciária rapidamente afastaram essa hipótese. "
"Um homem de 42 anos assassinou este sábado o pai com 72 anos com uma foice, em Vila Verde da Raia, Chaves, e feriu ainda gravemente a companheira do progenitor, avançou à Lusa fonte policial.
Este sábado, tal como aconteceu inúmeras vezes, o filho terá ido a casa do pai, terão começado a discutir e o pai socorreu-se de uma pistola e disparou dois tiros para o ar, explicou à Lusa fonte policial.
Vendo o pai com uma arma, o filho terá agarrado numa foice que estava no quintal, local onde aconteceu o homicídio, e deferiu alguns golpes no pai, acabando por matá-lo, acrescentou."
"A 10 de Julho do ano passado saiu da casa, em Arcozelo, Vila Nova de Gaia. Voltou cinco dias depois e acabou esfaqueada sete vezes pelo marido na lavandaria. Após cometer o crime, José Baptista, de 43 anos, aparafusou a porta da divisão e deixou Anabela a morrer. Começa a ser julgado dia 3 de Março.
Segundo a acusação a que o CM teve acesso, Anabela e os filhos eram agredidos há vários anos. Bastante violento, José, que se encontra em prisão preventiva, espancava quase diariamente a mulher e os menores. "
No passado dia 27 de Janeiro realizamos um evento em que foi visualizado o filme "Um Cidadão Exemplar" no auditória do liceu.
Para todos aqueles que não fizeram parte desse evento sugerimos aqui a visualização do mesmo.
Referente ao tema investigação criminal, mas com especial incidencia no campo juridico, este filme conta a história de Clyde Shelton (Gerard Butler) um cidadão exemplar que vê a sua mulher e filha serem brutalmente assassinadas. Dez anos depois, o homem que se safou da acusação de homicídio é encontrado morto e Clyde Shelton admite friamente que é o culpado. Em seguida faz um aviso a Nick (Jamie Foxx): ou compõe o sistema de justiça que falhou com a sua família, ou as pessoas importantes do processo morrerão...
"O Governo da Venezuela acaba de apresentar, pela primeira vez nos últimos sete anos, estatísticas oficiais relativas à criminalidade violenta no país, admitindo que a taxa de homicídios em 2010 alcançou um valor histórico de 48 mortos por 100 mil habitantes, um número "demasiado alto e que fica acima da média da América Latina"."
"Um nova-iorquino matou a mulher e mãe dos seus dois filhos na quarta-feira, segundos depois de entrar com um ramo de flores na drogaria do bairro nova-iorquino de Queens onde esta trabalhava. De seguida fugiu para o seu apartamento e suicidou-se com um tiro na cabeça."
"O parlamento britânico votou ontem por uma esmagadora maioria (234-22) contra uma decisão do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem que exige ao Reino Unido que passe a dar direito de voto aos prisioneiros. A proibição, que dura há 140 anos, vai assim manter-se, e a decisão britânica é vista como um ataque direto a uma das mais respeitadas instituições europeias, cujas decisões têm de ser cumpridas pelos estados-membros da UE."
Quero deixar esta sugestão cinematográfica que retrata de algum modo o nosso trabalho de projecto.
Penso que ainda não foi referido, mas estamos presentemente a elaborar um filme em que somos as personagens principais. Vamos dando notícias, fiquem atentos. Por agora fiquem com um pequeno resumo do filme sugerido. Aconselho vivamente a sua visualização, tem um excelente actor no papel principal e uma história muito interessante.
Patrick Bateman (Christian Bale) é jovem, bonito e sem nada que o diferencie dos seus colegas de Wall Street. Protegido pela conformidade, privilégio e riqueza, Bateman é também um serial killer, que vagueia livremente e sem receios em busca de uma nova vítima. Os seus impulsos homicidas são abastecidos por um zeloso materialismo e uma inveja torturante quando encontra alguém que possui mais do que ele. Após um colega lhe dar um cartão de visita melhor que o seu em tinta e papel, a sede de sangue de Bateman surge e aumenta ainda mais as suas actividades homicidas, tornando-se um perigoso e violento psicopata.
"A Interpol recrutou um investigador português para integrar um grupo de trabalho dedicado à prevenção e ao combate de crimes electrónicos. Rui Miguel Silva, do Instituto Politécnico de Beja (IPB), é o "primeiro civil português" a conseguir tal faceta."
"Um ataque realizado por membros do crime organizado em Ciudad Juarez, no México, deixou oito mortos e dois feridos a tiros num bar das avenidas mais importantes da localidade.
A cidade, que se encontra na fronteira com os Estados Unidos, é tida como uma das mais violentas do México. Foram registados mais de 3 mil homicídios no ano de 2010, uma média de nove execuções por dia."
" O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou hoje ter detido nos últimos dias em Faro e Aveiro doze homens suspeitos de pertencer a uma rede de tráfico de mulheres que eram encaminhadas para a prostituição de rua.
Em comunicado, o SEF refere que a rede utilizava dezenas de jovens mulheres, algumas menores, que explorava através de "coacção física e psicológica violenta", o que incluía a "administração forçada" de estupefacientes.
A rede de tráfico de mulheres era constituída por homens e mulheres originários do mesmo Estado-membro da União Europeia - não especificado pelo SEF -, tendo sido detidos 12 homens e constituídos mais três arguidos. "
" Dois rapazes, de 2 e 10 anos, e uma menina, de 8, foram encontrados mortos em casa na quarta-feira, a norte da Copenhaga. O alerta foi dado pela mãe das crianças.
Quando a polícia dinamarquesa chegou ao local encontrou as três crianças mortas a tiro. O pai, de 44 anos, estava consciente, mas aparentava uma overdose de comprimidos, o que indicia que terá tentado suicidar-se. O homem está agora detido.
Foi a mãe das crianças, separada do marido, que deu o alerta, depois de ter recebido uma mensagem no telemóvel em que este dizia que ia fazer uma viagem com as crianças.
O crime deu-se em Birkeroed, a norte de Copenhaga."
As notícias anteriormente referidas servem de introdução à colóquio programado pelo nosso grupo para o dia 28 de Fevereiro com a APAV. Neste colóquio vamos dar destaque á violência no nosso país e ao papel de uma vítima de crime numa investigação criminal.
É de destacar que este colóquio serve igualmente de comemoração ao Dia Europeu da Vítima de Crime que se realiza no dia 22 de Fevereiro.
"A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) apoiou no ano passado cerca de 25 mil pessoas, registando um aumento de 2.528 processos (mais 25 por cento) face a 2009, revelam as estatísticas hoje divulgadas.
O número de pessoas apoiadas inclui as vítimas diretas de crime, bem como familiares e amigos próximos.
O apoio é prestado através dos 15 gabinetes da instituição, das duas casas de abrigo destinadas a mulheres e crianças, pela Unidade de Apoio à Vítima Imigrante e de Discriminação Racial e ainda por telefone."
"No ano passado, 21 pessoas procuraram, diariamente, os serviços da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). Ao todo reportaram-se mais de 19 mil factos criminosos, sendo que a maior parte destes (80 por cento) tiveram a ver com delitos de violência doméstica."
Olá! Somos um grupo de Área de Projecto da Escola Secundária da Marquesa de Alorna e estamos desde o inicio do ano lectivo 2010/2011 a realizar um projecto sobre Investigação Criminal.
Neste blog vamos dar a conhecer o nossos progressos em relação ao projecto e com isso dar a conhecer melhor o que é realmente a Investigação Criminal.