segunda-feira, 9 de maio de 2011

Balística

Balística é a ciência que estuda o movimento dos projécteis (trajectória, impacto, marcas, explosão, entre outras), especialmente de armas de fogo. Este ramo utiliza técnicas próprias e conhecimentos de Física e Química.
Utilizando um microscópio balístico, o perito busca as coincidências de marcas nos projécteis e nas cápsulas, visando identificar a arma que os tenha disparado, e procura a interpretação da trajectória e a distância do disparo.
A utilização de armas de fogo em crime, produz vestígios, os quais são expelidos pela propagação gasosa oriunda da combustão da carga explosiva presente nos cartuchos que compõem a munição dessas armas. Tal propagação gasosa dá-se preferencialmente através da região anterior do cano da arma, orientada para a frente; porém uma parcela desse fluxo de massa gasosa é também expelida pela região posterior da arma, em recorrência da presença de orifícios da culatra (para revólveres) ou do extractor (no caso das pistolas).
Quando o fluxo gasoso emitido pela região traseira da arma atinge a superfície da mão do atirador, tais partículas aderem à superfície da pele. Um teste utilizado para a detecção desses vestígios consiste na pesquisa de iões ou fragmentos metálicos de chumbo, em decorrência da maior quantidade desta espécie metálica em relação a outras. O chumbo presente nos vestígios do disparo pode ser proveniente do agente detonador da arma tal como pode ser gerado pelo atrito do corpo dos projécteis de chumbo com as paredes internas do cano da arma. A análise química de chumbo consiste na colecta prévia de amostras das mãos do suspeito mediante a aplicação de tiras de fita adesiva do tipo esparadrapo nas mesmas e subsequente imobilização dessas tiras numa superfície de papel de filtro. As referidas tiras, ao serem borrifadas com uma solução acidificada de rodizonato de sódio, se apresentarem pontos avermelhados, indicam resultado positivo para o disparo. Tal exame é reconhecido como residuográfico.
A Balística subdivide-se em quatro secções principais:
®    Balística Interna: estuda os fenómenos que ocorrem dentro do cano de uma arma de fogo durante o seu disparo, ou seja, estuda as variações de pressão dentro do cano, as acelerações sofridas pelos projécteis, a vibração do cano, etc.

®    Balística Intermédia ou de Transição: estudo dos fenómenos sobre os projécteis, desde que saem do cano da arma, até o momento em que deixam de estar influenciados pelos gases remanescentes à boca da arma.

®    Balística Externa: estudo das forças que actuam nos projécteis correspondentes aos movimentos destes durante a sua travessia na atmosfera, desde que ficaram livres das influências dos gases propulsantes, até aos presumíveis choques com os alvos.

®    Balística Terminal: é o estudo da interacção entre os vários géneros de projécteis e os seus alvos.

Sem comentários:

Enviar um comentário