quinta-feira, 5 de maio de 2011

Criminologia

A Criminologia consiste no estudo pluridisciplinar do fenómeno criminal, baseando-se na interligação do conhecimento que se tem acerca do crime com os sistemas de controlo social. Trata-se, pois, de articular os conhecimentos de diferentes áreas científicas, bem como os seus métodos, para conhecer o crime, o criminoso, a vítima, a criminalidade e a reacção social ao crime.
Como em outras ciências, também a criminologia tem tentado eliminar o conceito de "causa", substituindo-o pela ideia de "factor" isto é, não reconhecer apenas uma causa do crime, mas sim os factores que possam desencadear o efeito criminoso (factores biológicos, psíquicos, sociais...).Um dos deveres da criminologia é elaborar uma série de teorias e hipóteses sobre as razões para o aumento de um determinado crime.

Os criminologistas estão encarregados de dar este tipo de informações à ciência da política criminal, onde esta tem o dever de idealizar soluções e, propor leis. Posteriormente, o criminólogo avaliará o impacto produzido por essa nova lei na criminalidade. O criminologista procura as causas e os motivos para o facto delituoso e, procura também, fazer um diagnóstico do crime e uma tipologia do criminoso, assim como uma classificação do delito cometido.

Características de um investigador criminal

®     Isenção;
®     Boa observação;
®     Precisão;
®     Objectividade;
®     Não ter opiniões pessoais;
®     “Cabeça limpa”;
®     Profissionalismo (sentimentos à parte);
®     Honestidade;
®     Bom senso;
®     Humildade;
®     Trabalho por gosto;
®     Espírito crítico;
®     Perspicácia;
®     Independência intelectual imparcial;
®     Humano (espírito de cooperação);
®     Imaginação;
®     Talento.


Sem comentários:

Enviar um comentário