sábado, 7 de maio de 2011

Dactiloscopia - Ferramentas sofisticadas

A arte de decifrar os desenhos da impressão digital requer muito mais do que perícia, habilidade e conhecimento.
A papiloscopia é uma ciência que tem a tecnologia como matéria-prima. Reagentes químicos, decalcadores especiais, luzes infra-vermelhas e ultra-violeta e sofisticados equipamentos de informática são ferramentas básicas no trabalho de colheita, identificação e armazenamento de impressões digitais realizado pelo perito papiloscopista.
Para se revelar uma impressão digital com sucesso é necessário escolher um agente químico ou físico que reaja com os componentes orgânicos, inorgânicos, citoplasma e substâncias gordurosas liberados pelas glândulas da pele (ácrinas, sebáceas e apócrinas) sem contaminar a superfície onde a impressão se encontra.
O arsenal para tratar e revelar fragmentos de impressões invisíveis deixadas em locais de crime (chamadas de latentes) é imenso: mikrosil, decalcador de gelatina, iodo, DFO, ninidrina, violeta genciana, nitrato de prata, cianocrilato, amido black, negro de fumo, amarelo padrão, reagente de pequenas partículas, corantes fluorescentes, lanterna ultra-violeta, câmara de vaporização, humidificador e câmara de vácuo.
Cianoacrilato - é o reagente mais utilizado nas investigações. Os vapores de cianoacrilato reagem com a humidade das impressões digitais e é muito útil sobre a maioria das superfícies não porosas, como plásticos, metais, vidros e papéis plastificados.
Ninidrina - reage com os aminoácidos e é capaz de revelar impressões papilares que foram depositadas á 50 anos, especialmente quando deixadas sobre papel. É excelente para superfícies porosas.
Amido black - reage com as proteínas e é muito utilizado para revelar impressões contaminadas com sangue.
Nitrato de Prata - reage com cloretos e sais de secreções da pele. Muito empregado para revelar impressões em papelão, papel jornal e madeira.
DFO - duas vezes mais poderoso que a ninidrina, também é útil para revelar manchas fracas de sangue. Requer o auxílio de uma fonte de luz especial (ultravioleta)
Iodo - reage com óleos e depósitos de gordura. Ideal para buscas de impressões latentes sobre papel, cédulas de dinheiro, tecidos e lenços de papel.
Violeta genciana - actua tingindo as células mortas e resíduos de transpiração deixados na parte aderente de fitas crepe, isolonte, durex e esparadrapo.
Reagente de pequenas partículas - adere aos componentes gordurosos encontrados em impressões latentes. Aplicado sobre superfícies não porosas, especialmente a carroçaria de automóveis, vidros e materiais encerados.
Pó fluorescente - preferível quando a impressão se encontra sobre um fundo confuso.
Decalcador de gelatina - utilizado na decalcagem de impressões deixadas em luvas cirúrgicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário