domingo, 1 de maio de 2011

Inspecção ao local do crime - Distribuição e execução de tarefas

A execução das tarefas que constituem a inspecção ao local pode não ser desenvolvida independentemente. É, por isso, necessário elaborar um plano das tarefas tendo em conta a gestão do tempo e dos recursos.
Na execução de tarefas, podemos identificar 3 tipos referentes a vários conteúdos, nomeadamente:
1. Tarefas imediatas 2. Tarefas referentes ao local 3. Tarefas referentes às pessoas
(As duas últimas devem desenvolver-se simultaneamente)
1. Tarefas imediatas
Estas tarefas dizem respeito ao local e são compostas pelo isolamento, preservação e controlo do local.
2. TAREFAS REFERENTES AO LOCAL
Depois de isolado o local, procede-se às tarefas referentes ao local. Destas, consta, o conjunto de tarefas a que se pode chamar inspecção ao local.
Nesta inspecção, devem ser seguidas algumas regras:
  •    Nada do local do crime deve ser alterado. A única excepção à regra será a que resulta da necessidadede manter a vida da/s vítimas, logo toda e qualquer modificação deve ser devidamente apontada e referida, posteriormente, no relatório;
  •    Não utilizar o telefone do local;
  •   Controlar os hábitos pessoais como fumar e utilizar a casa de banho.
Tarefas propriamente ditas:

  •  Observação global do local destina-se a permitir formular uma ideia geral da situação;
  • Fotografia – os motivos para a “fixação” da cena são vários, desde as alterações que o local pode sofrer por acção humana ou da natureza até à possibilidade de, posteriormente, permitir descobertas que inicialmente tinham passado despercebidas.
  • Busca – localização de vestígios materiais (cadáveres, manchas de sangue e outras, pêlos, cabelos, armas, pólvora, impressões digitais, pegadas, etc.), para tal é necessário seguir algumas regras:
®       Saber o que se procura;
®       Aplicar o esquema de busca mais adequado ao terreno;
®       Não passar de uma zona de busca para outra sem ter esgotado a procura no primeiro local;
®       Iniciar a busca pelo chão, prosseguir no sentido vertical até à altura do peito e por fim da altura do peito até ao tecto.
  •  Interpretação dos vestígios – relacionar a localização e tipo de vestígios com o tipo de crime praticado no local da inspecção;
  • Recriação da cena do crime – depois de relacionados os vestígios, deve tentar-se recriar a cena;
  • Croquis e relatório – croquis são os apontamentos gerais que se tirou na observação do local e que serão uma mais-valia para a elaboração do relatório do trabalho efectuado e das conclusões tiradas no local.
3. TAREFAS REFERENTES ÀS PESSOAS
Das tarefas referentes às pessoas consta a identificação de todas as pessoas que se encontrem no local, com destaque para aquelas que tenham mais proximidade dos factos ou das vítimas. É essencial que a vítima seja identificada e que se localize, para entrevista, o indivíduo que comunicou ou o primeiro a dar conta do facto.
Em alguns casos deve ainda circular-se entre curiosos e ouvir comentários que eventualmente interessem para o caso.
RECOLHA DE PROVAS
Quando tudo se encontra documentado, inicia-se a recolha dos vestígios encontrados. A prioridade são as provas físicas como fluidos biológicos, impressões digitais, entre outras, pois podem, com o tempo, ficar deterioradas. Esta primeira análise da cena do crime é muito importante, por isso, os criminalistas devem ter a certeza que reuniram todos os vestígios, documentos e objectos relevantes. Depois desta análise, as provas são enviadas para o laboratório forense.

Sem comentários:

Enviar um comentário