segunda-feira, 2 de maio de 2011

Inspecção ao local do crime - Fotografia

A fotografia é extremamente importante na investigação de um crime. É o modo de identificação do ambiente e das vítimas, além de servir como prova e oferecer pistas que podem levar ao criminoso e à descoberta de como foi cometido o crime. É um registo minucioso de todos os detalhes da cena: indícios, vestígios que possam ser utilizados no esclarecimento do crime.
Como todo método, a fotografia apresenta vantagens e desvantagens:
®  Vantagens: identificação rápida, cópia fiel do ambiente e grande aplicação no campo técnico.

®  Desvantagens: perda de fisionomia e nitidez, difícil arquivamento, manipulação, ou seja, pode ser manipulada com alguns efeitos.
Tipos de fotografia usadas em criminalística:
Para a fotografia criminal, pode ser usado qualquer tipo de fita. Devido à variação de local, pode ser necessário fotografar apenas com tipos de flashes, lanternas, sob a luz nocturna. Portanto, o tipo de fita utilizado é adaptado ao equipamento fotográfico e às condições adversas do local a ser registado.
Fotografia Bioquímica: fotografias de pêlo e esperma no microscópio e fotografias de projécteis que serão usadas no estudo de balística.
Fotografia Métrica: é quando se utiliza um segmento da fita métrica para se determinar as dimensões das provas encontradas.
Fotografia Micro: é a fotografia em que se usa o microscópio para aproximar a imagem. Uma máquina fotográfica é ligada ao microscópio permitindo a visualização do objecto a ser investigado. Um exemplo disso é a fotografia dos projécteis, que através da microfotografia são visíveis a olho nu, como as marcas feitas pela arma do crime na bala.
Fotografia de Aspecto Geral: reproduz todo o local do crime, com o maior número possível de elementos materiais. Todos os aspectos da cena que couberem numa fotografia devem ser registados.
Fotografia de Detalhe: é a minúcia de algo que se pretende evidenciar.
Repartimento Fotográfico: é a fotografia do ambiente em perspectiva. Tira-se uma em cada canto e lados opostos (paredes, solo e tecto).

1 comentário:

  1. adorei o tópico.. vamos supor, eu queira trabalhar com isso.. que faculdade faço? ganha bem?

    ResponderEliminar